O que você está prestes a ler revela o o motivo de muitas pessoas e empresas venderem muito mais e outras não.
E não apenas vender mais, mas conquistar fãs da sua marca e aumentarem seu faturamento de forma significativa.
Essa é a única coisa que você precisa saber para conseguir aumentar o lucro da sua empresa. Dica: Não é o que você está pensando.
Todo mundo fala sobre melhorar os resultados de uma empresa. MAS quando se fala nisso, todo mundo só pensa em vender mais.
Será que esse é o único caminho? Felizmente a resposta é não.
Existe algo que se você dominar, os resultados da sua empresa podem ir para o próximo nível. Estou falando sobre o Inbound Marketing.
Se você seguir uma estratégia simples de Inbound Marketing, as coisas podem ser bem diferentes para a sua empresa, produto ou serviço.
Mas afinal, o que é esse tal de Inbound Marketing?
Pra simplificar, pense comigo na seguinte situação…
Você pesquisa na internet sobre determinado produto ou assunto que você precisa muito…
Lá você encontra um link com que realmente te chamou muito atenção. Pode ser um blog post, um e-book, um vídeo.
Mas pra que você pudesse consumir aquele conteúdo, você deixou os seus dados. E-mail, telefone, etc.
A partir daí, você começa a receber e-mails periodicamente com conteúdos, dicas e ofertas que REALMENTE irão te ajudar naquilo que você busca e precisa.
Aquilo irá gerar uma percepção de valor em relação aquela empresa, produto ou serviço pra você. Então, na hora em que você estiver pronto para comprar, adivinha quem vai ser a primeira opção na sua mente?
Isso mesmo, aquela empresa.
Isso é o Inbound Marketing.
Aí você me pergunta: Rafael, mas será que os e-mails ainda funcionam? As pessoas abrem e-mail? Esse tipo de comunicação não fica cansativa?
Bom, se não funcionasse, empresas e profissionais, inclusive do seu segmento de atuação, não estariam aumentando seu faturamento em 200%, 300% ou mais através do Inbound Marketing.
Isso é realmente possível então?
Sim. Na prática, isso pode ser concretizado com o Inbound Marketing, que nada mais é do que uma metodologia de Marketing Digital que prioriza o relacionamento com o potencial cliente.
Ela é o oposto do Outbound Marketing, o que conhecemos como Marketing tradicional, que “empurra” um produto ou serviço para o consumidor, o Inbound Marketing tem como objetivo criar valor e fazer com que o cliente venha atrás do serviço.
É o marketing de geração de valor (VALOR MESMO), onde você foca seus esforços para que os clientes venham até você e não você até eles.
É um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo o que busca na Internet.
Assim, um dos pilares é o marketing de conteúdo, que trabalha a produção e a distribuição de diversos tipos de materiais de qualidade — como postagens em blogs e em redes sociais, vídeos etc. — para trazer as pessoas certas à sua empresa.
Dessa forma, esses consumidores se comunicam com a empresa, que vai entender as suas necessidades, ajudá-los e encantá-los, fazendo com que sigam comprando e indicando o produto a terceiros.
O Inbound Marketing visa atrair e conquistar de forma ativa o público-alvo e os leads qualificados, seja em buscadores, como o Google, seja nas redes sociais. Não se trata de realizar ações para o público em geral, como o velho marketing fazia. O Inbound Marketing foca os seus esforços em atrair as pessoas certas. Faz todo o sentido, não?
Para isso, é preciso alinhar o material produzido com os interesses do seu público-alvo, o que fará com que você atraia o tráfego de entrada necessário para, então, converter em leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente. Quanto mais relevante e bem trabalhado for o seu conteúdo, usando estratégias eficientes, mais potenciais consumidores devem chegar ao seu produto ou serviço.
Resumindo? Pense na quantidade de pessoas que estão online. Boa parte pode ser um público interessado em sua marca. Dessa maneira, o Inbound Marketing é o melhor caminho para transformar estranhos em clientes e promover um negócio. Isso porque a sua metodologia é adaptada à atual situação de mercado e aos hábitos de compra dos consumidores.
Afinal, as pessoas não adquirem mais produtos ou serviços sem fazer uma boa pesquisa online antes.
Vamos entender melhor como funciona de forma aplicada?
O Inbound Marketing é definido em 04 pilares: ATRAIR, CONVERTER, RELACIONAR E VENDER.
ATRAIR
Atrair visitantes para seu site através de blogs, e-books, Google, links patrocinados, SEO, Instagram e Facebook Ads, Redes Sociais, dentre outros.
CONVERTER
Converter visitantes em potenciais clientes. A etapa de conversão complementa totalmente a anterior: O visitante precisa virar Lead para poder avançar no processo de compra.
Nesse contexto, quando falamos de conversão, estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações através de formulários em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de material rico, materiais de valor que ensinam, informam, inspiram ou entretem os visitantes.
RELACIONAR
Na próxima etapa, você começa a se relacionar com esse público para que em breve você feche negócio.
Como sabemos, nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. Quando olhamos para a jornada de compra, vemos claramente que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem.
Converse com seus contatos através de conteúdos gratuitos disponibilizados por e-mail, por exemplo, até que então estejam preparados para comprar de você e se transformarem em clientes.
VENDER
Nessa hora é que chega o momento de vender. Primeiro seu lead foi atraído. Depois, ele consumiu o seu conteúdo e foi nutrido. Após isso, o lead chegou no que chamamos de “fundo de funil”, que é quando ele está pronto para a compra e passa a ser uma oportunidade.
Então você faz a venda.
Todas essas ações são possíveis de serem executadas de forma automatizada. Quando você automatiza suas ações de marketing com base no perfil da sua base de contatos, você cria uma infinidade mais de oportunidades e fecha muito mais negócios no futuro.
Se você quiser receber um diagnóstico de como você pode aplicar o Inbound Marketing de forma exclusiva para a sua empresa, clica no botão abaixo e vamos marcar uma call sem compromisso.